quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E viva o SALgueiro!!!!


SAL


É, e quem diria que depois de 13 anos torcendo sem motivo nenhum pelo salgueiro, ele viria a ser campeão do carnaval 2009. Fiquei tão feliz por nunca ter abandonado esse sentimento que resolvi escrever algo sobre o sal culinário.


O sal, alem de ser o mais utilizado tempero do mundo, é tambem um conservante dos alimentos. Nas antigas o sal tinha papel de "dinheiro", sendo trocado e comprado coisas a preço de sal, pois além da conservação como era mais utilizado, realçava e mudava totalmente o sabor dos alimentos.

Pois bem, existem mais de 300 tipos de sal de uso culinário, subdividindo-se em dois grupos, os marinhos e os retirados das rochas. O marinho tem origem com a evaporação da agua do mar, e o das rochas é encontrado em minas subterraneas, que se formaram com a evaporação de antigos lagos e mares de aguas salgadas. O nosso tradicional NaCl é marinho, acrescentado de Iodo, em prol de todo aquele problema com as glandulas da tireóide que causavam bócio.


Mas existem sais chiques bem! Sim, sais que tem um preço muito mais salgado do que o proprio gosto. Esses sais são extraidos de forma artesanal e nao recebem adição de nenhuma substância quimica, sao eles: Flor de Sal de Guérrande (francesa), Flor de Sal (Portuguesa) e Flor de sal de Maldon (inglesa).


Toda Flor de Sal (que nome lindoooo) é a camada mais superior de sal encontrado nas salinas. O sal em lascas é fino e crocante, é extraído com as mãos e logo em seguida embalado. A mais finesse das flores de sal é extraido da região de Bretanha, na França, e tem o nome de Flor de Sal de Guérrande. No Brasil tambem temos Flor de Sal (pois é, pois é, pois é), é extraido no Rio Grande do Norte, pela empresa Cimsal, e obviamente se chama Flor de Sal de Cimsal. A Flor de Sal preserva minerais como magnésio, iodo e selenio, e para o paladar dos chefs, o toque final ideal para os pratos.


Há tambem os sais encontrados no Himalaia. Ele, por sua vez, tem tonalidade rosada e é retirado de vastos depósitos de sal aos pés da Cordilheira do Himalaia. A reserva natural originou-se de um mar, que banhava a regiao, ha mais de 300 milhoes de anos. Esse sal preserva mais de 80 minerais, enquanto os demais preservam apenas 10.


E claro, tem varios outros tipos de sal, sal defumado em barril de carvalho, sal indiano (Caminho das Indias), enfim.. varios outros, para todos os paladares.


Só para refrescar ... 250g de sal de guérande é geralmente vendido por nao menos que 30,00..


Salgado por salgado...

Mas vale uma dica... para deixar suas preparaçoes mais saborosas ainda, na hora de utilizar sal, opte por moer na hora o seu sal grosso, é .. aquele de churrasco mesmo.. vc vai perceber até o aroma diferente.


:**

5 comentários:

  1. Nossa, muito interessante sua pesquisa e conhecimento sobre este item que utilizamos cotidianamente e não conhecemos à fundooo!
    SUCESSO para seu blog
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Amiga!! Muuuito obrigada pelas dicas de omelete!! Vou fazer omeletes MA-RAs agora hahahah

    E eu nao sabia que tinha outro tipo de sal, guria! Achei q era o normal, o de churras e o temperado hahahaha
    Isso aqui tá me deixando muito culta!! :D:D

    Beijao, Chef!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!!! Hoje fiz omelete!! Só tinha ovos e peito de peru em casa... mas mesmo assim ficou bem diferente do que eu fazia antes, bem melhor!! Ueba!!

    Grande Sandroca - fazendo amigas comerem melhor desde 2009! hahahahahah Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cadê Sandraaaa, seus novos posts!!!
    Vamos animar este blog, hein...
    bjss

    ResponderExcluir